sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Voçês já estavam à espera não era??

Foi com a frase "voçês já estavam à espera não era?"

Foi assim que soubemos que a minha mãe tinha partido...
Tinhamos chegado, dado o beijinho, falado na esperança de sermos ouvidos, tal como faziamos todos os dias numa visita normal, chegou a hora da higiene e saímos para a sala de espera como habitualmente, só o regresso ao interior da enfermaria foi diferente...

Costumávamos ir vendo se já podiamos entrar até que a porta se abrisse e as enfermeiras saissem para podermos retomar a visita...

De súbito apareceu uma médica e disse: "Familiares de Maria João Fernandes?"
Respondemos presente e fomos encaminhados para um gabinete médico onde veio a pergunta: "Voçês já estavam á espera não era??"

Estavamos todos à espera, no entanto foi uma surpresa porque 15 minutos antes ela estava cheia de actividade... A ideia com que fiquei é que esperou por nós para sucumbir à maldita doença que a atormentava... Faleceu tranquilamente de repente e sem sofrimento...

Acabou o sofrimento que estava acometida, mas também acabou a companhia e o alento que ela me dava.

Vou ter saudades de tudo o que passamos, da forma como encarava a vida e a própria doença...

Prevalece na minha ideia o seguinte:

Ninguém, que não seja considerado curado, consegue sobreviver 3 anos e meio a um cancro tão mau...
A minha mãe era diferente. conseguiu. com a sua força e com toda a maestria, sabedoria e carinho do meu pai!

Gostava que quem lesse este post e conheça alguém com esta doença pense que além dos cuidados clinicos, é necessário dar muita força, ter muita concentração e muita coragem dando sempre o seu melhor...

1 comentário:

A* disse...

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós." (Amado Nervo)

Um grande abraço